terça-feira, 22 de abril de 2014

GRAMÁTICA

I. Exercícios um pouco mais mecânicos, embora não de repetição, pautados no uso da norma culta:

01. Assinale a alternativa correta, de acordo com o uso adequado dos conectivos:

a) (   ) Não posso mais ficar esperando, por analogia de estar bastante atrasado para o curso.
b) (   ) Esperamos que o trabalho tenha um bom resultado, sobretudo no que concerne à solução dos problemas apresentados.
c) (   )  Ontem, não pudemos chegar mais cedo, ademais hoje chegamos na hora certa.
d) (   ) Roberto precisou fazer um exame urgente no hospital, outrossim não conseguia nem levantar-se da cama sozinho.
e) (   ) Hoje nós não conseguimos falar com o diretor da empresa, contudo ele não se encontrava presente.


02. Assinale a alternativa que complete o espaço em branco, de acordo com o uso adequado dos conectivos:

a) Sempre que durmo tarde, chego atrasada no trabalho, __________ não consigo levantar cedo no dia seguinte.
(   ) embora                           (   ) por conseguinte                       (   ) apesar de que
(   ) contudo                          (   ) pois                                             (   ) porém


b) Às vezes, penso que o principal problema de hoje é a falta de emprego e a violência, __________ quando analiso a questão seriamente, percebo que todos os problemas provêm da falta de educação.
(   ) consequentemente                 (   ) igualmente                    (   ) contudo 
(   ) outrossim                                   (   ) por isso                           (   ) isto é

c) Não sabemos ao certo qual é o momento exato para se fazer isso, __________ não vamos nos precipitar e correr o risco de cometer uma injustiça.
(   ) por outro lado                (   ) por analogia                              (   ) no entanto
(   ) entretanto                      (   ) por conseguinte                       (   ) ademais



II. Exercícios de reescritura, utilizando a norma culta, mas uma linguagem mais prosaica:


3. Reescreva as frases abaixo, corrigindo os conectivos (entre parênteses encontram-se os conceitos relativos ao conectivos que precisam ser utilizados na reescritura):

a. Não pude ir à sua festa de aniversário ontem, pois prometi que não faltaria de jeito nenhum (concessão)
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b. De vez em quando, penso que a situação não vai melhorar nunca, porque quando verifico o esforço das pessoas, volto a ter esperanças (oposição)
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c. Nunca chego tarde no trabalho, enquanto costumo acordar bem cedo e sair logo de casa (causa)
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d. Hoje já não posso comer tanto quanto comia antes, porém meu peso está acima da média (explicação)
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e. Nós não vamos fazer nada para ajudá-lo, quando você mesmo não quiser se ajudar (condição)
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f. Apesar de estiver completamente curado, Pedro poderá voltar às suas atividades normais (tempo)
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g. Ele se revelou um péssimo funcionário, mas foi despedido sem ter completado um ano de serviço (conclusão)
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4. Relacione as três ideias do grupo de sentenças a seguir em um só parágrafo, articulando-as de acordo com o que for pedido entre parênteses (faça as alterações necessárias à coesão e à coerência do parágrafo):

1.
a)    Muitas empresas multinacionais estão decepcionadas com alguns aspectos da nova Constituição (oposição).
b)    Muitas empresas multinacionais continuarão a investir no Brasil (principal)
c)    Muitas empresas multinacionais acreditam no futuro do Brasil (causa)

2.
a)    Nem todas as confecções do Rio de Janeiro são importantes (principal)
b)    O Rio de Janeiro é o paraíso das confecções (oposição)
c)    Algumas confecções do Rio de Janeiro são clandestinas (explicação)

3.
a)    O fogo é, paradoxalmente, um importante regenerador de matas naturais (principal)
b)    O fogo destrói a matéria orgânica necessária á formação do humo do solo (oposição)
c)    O fogo destrói o excesso de material combustível acumulado no chão (causa)

4.
a)    As mulheres assumiram um importante papel na sociedade ultimamente (principal)
b)    As mulheres são responsáveis por grande parte da produção de um país (conclusão)
c)    O machismo ainda continua vigorando na sociedade como um todo (oposição)


III. Exercício que conjuga compreensão de texto, reflexão cognitiva e uso de gramática padrão:

5. Com base no texto abaixo, qual das alternativas que seguem lhe confere maior coesão, dando-lhe uma noção de relação adversativa (de oposição), a partir da utilização de conectivos adequados:
“Deputados decidiram adiar para a semana que vem a votação, em plenário, da Lei Geral da Copa. O texto foi aprovado ontem em comissão especial com a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios na Copa e na Copa das Confederações. O temor do governo de que esse ponto caísse em plenário foi um dos motivos do adiamento. (...) O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que vem. Diversos deputados, como os que fazem parte da bancada evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos jogos da Copa. (...) Outra parte polêmica do texto aprovado ontem diz respeito a meia-entrada. Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$ 25, com venda em sorteios. Os idosos terão desconto em todas as categorias. O acordo é para votar apenas a urgência da Lei Geral da Copa nesta quarta-feira. Como há medidas provisórias trancando a pauta, a proposta sobre o Mundial precisa tramitar em regime de urgência para poder ser votado no plenário”. (Folha de São Paulo, 07/03/2012)

a. “O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que vem, contudo diversos deputados, como os que fazem parte da bancada evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$ 25, com venda em sorteios, porém os idosos terão desconto em todas as categorias.

b. “O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que vem, não obstante diversos deputados, como os que fazem parte da bancada evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$ 25, com venda em sorteios, logo os idosos terão desconto em todas as categorias.

c. “O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que vem, dos quais diversos deputados, como os que fazem parte da bancada evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$ 25, com venda em sorteios, contudo os idosos terão desconto em todas as categorias.

d. “O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que vem, já que diversos deputados, como os que fazem parte da bancada evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$ 25, com venda em sorteios, mas os idosos terão desconto em todas as categorias.

e. “O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que vem, cujos diversos deputados, como os que fazem parte da bancada evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$ 25, com venda em sorteios, entretanto os idosos terão desconto em todas as categorias.



SUGESTÕES DE LEITURA
            A relação de livros abaixo apresenta alguns dos muitos títulos disponíveis no mercado, mas todos eles trazendo - em maior ou menor grau - uma proposta alternativa de ensino da língua portuguesa, isto é, um ensino pautado nas situações de interação comunicativa oral e/ou escrita, em detrimento de um ensino que se assenta numa prática excessivamente mecânica de apreensão de regras e normas gramaticais. O mérito principal dessas obra, portanto, é conseguir, cada um a seu modo, equacionar o compromisso com o uso de um registro culto e padrão da língua com a necessidade de comunicação clara e objetiva, resultando na construção de um discurso inteligível.
            Optamos pela variedade de títulos e propostas, a fim de contemplar objetivos e públicos diversos, motivo pelo qual sentimos também a necessidade de comentar sucintamente cada um dos títulos.


1. GARCIA, Othom Maria. Comunicação em prosa moderna. Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro, FGV, 1983.
            Trata-se de um "clássico" do trabalho com texto, dedicando uma extensa parte do livro com considerações teórico-didáticas e alguns exercícios, sobretudo de reescritura. O livro, com algumas dezenas de edições (a primeira é de 1967), trata não apenas da estrutura sintática da frase em língua portuguesa, mas também de questões relativas ao vocabulário, à organização dos parágrafos no texto, à redação técnica etc.

2. FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo, Ática, 2007.
            Outro livro que pode ser considerado um "clássico" no assunto, não apenas pela quantidade de edições, mas principalmente por já ter sido utilizado por alguns gerações de estudantes do ensino médio e, até mesmo, universitário. Com uma grande variedade de temas, praticamente todos eles pertinentes à construção do texto escrito, o livro se divide em capítulos cursos, objetivos, ao final dos quais há propostas de exercícios e/ou redações.

3. FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo, Ática, 2006.
            Menos conhecido e utilizado que o anterior, mas seguindo caminho semelhante (divisão em capítulos temáticos, exercícios e/ou redação no final etc.), trata-se de um livro um pouco mais "enxuto" (contém praticamente a metade de lições que o anterior), mas, em compensação, um pouco mais "profundo". Pode ser utilizado, portanto, como uma extensão/aprofundamento do livro anterior.

4. MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua portuguesa. Atividades de leitura e produção de texto. São Paulo, Saraiva, 2012.
            Como o título já diz, trabalha tanto com a leitura/interpretação de textos, quanto com sua produção. Contém muitos exercícios, alguns um tanto mecânicos para o gênero de livro a que se propõe, mas o esforço compensa pela variedade de atividades escritas. Embora parta do trabalho geral de coesão e coerência textuais, o foco do livro é o texto dissertativo.

5. ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo, Ática. 2004.
            Outro livro com muitas edições. Trabalha bem com a estrutura/construção do texto escrito, buscando abordar tanto o texto narrativo quanto o argumentativo. Há exercícios em cada tema tratado pelo autor, embora o longo apêndice de exercícios no final do livro (apêndice) seja basicamente de exercícios de gramática normativa.

6. DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. Leitura, Produção, Exercícios. São Paulo, Contexto, 2005.
            Livro mais profundo, com temas relativos à leitura/produção de textos abordados a partir de uma perspectiva mais "técnica", resultando num livro especialmente apropriado ao público universitário. Com um uso abundante de termos retirados da Linguística Textual, dos Estudos da Enunciação, da Análise do Discurso, da Semiótica etc., a obra tem como uma de sua vantagens o equilíbrio entre texto e imagem, atingindo um efeito didático positivo.

7. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita. Atividades de Retextualização. São Paulo, Cortez, 2001.
            Não se trata de um texto "didático" no sentido mais estrito da palavra, como, de certo modo, os livros anteriores podem ser classificados. Trata-se, antes, de um livro teórico, que aprofunda em considerações sobre a relação entre linguagem oral e escrita. Porém, vale a pensa ser conhecido pela proposta, até certo ponto inovadora, de retextualização, atividade bastante apropriada para o desenvolvimento da comunicação escrita. Embora não contenha exercícios no sentido tradicional do termo, a profusão de exemplos (fartamente comentados) de retextualização que apresenta serve como referência para quem quer trabalhar com o tema na prática.


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