I. Exercícios um pouco mais
mecânicos, embora não de repetição, pautados no uso da norma culta:
01. Assinale a alternativa correta, de
acordo com o uso adequado dos conectivos:
a) ( ) Não posso mais ficar esperando, por
analogia de estar bastante atrasado para o curso.
b) ( ) Esperamos que o trabalho tenha um bom
resultado, sobretudo no que concerne à solução dos problemas
apresentados.
c) ( )
Ontem, não pudemos chegar mais cedo, ademais hoje chegamos na
hora certa.
d) ( ) Roberto precisou fazer um exame urgente no
hospital, outrossim não conseguia nem levantar-se da cama sozinho.
e) ( ) Hoje nós não conseguimos falar com o
diretor da empresa, contudo ele não se encontrava presente.
02. Assinale a alternativa que complete o
espaço em branco, de acordo com o uso adequado dos conectivos:
a) Sempre que durmo
tarde, chego atrasada no trabalho, __________ não consigo levantar cedo no dia
seguinte.
( ) embora ( ) por conseguinte ( )
apesar de que
( ) contudo ( ) pois ( ) porém
b) Às vezes, penso que
o principal problema de hoje é a falta de emprego e a violência, __________
quando analiso a questão seriamente, percebo que todos os problemas provêm da
falta de educação.
( ) consequentemente ( )
igualmente ( ) contudo
( ) outrossim ( ) por isso ( ) isto é
c) Não sabemos ao certo
qual é o momento exato para se fazer isso, __________ não vamos nos precipitar
e correr o risco de cometer uma injustiça.
( ) por outro lado ( ) por
analogia ( ) no entanto
( ) entretanto ( ) por conseguinte ( )
ademais
II.
Exercícios de reescritura, utilizando a norma culta, mas uma linguagem mais
prosaica:
3. Reescreva as frases
abaixo, corrigindo os conectivos (entre parênteses encontram-se os conceitos
relativos ao conectivos que precisam ser utilizados na reescritura):
a.
Não pude ir à sua festa de aniversário ontem, pois prometi que não
faltaria de jeito nenhum (concessão)
_______________________________________________________________
b.
De vez em quando, penso que a situação não vai melhorar nunca, porque
quando verifico o esforço das pessoas, volto a ter esperanças (oposição)
_______________________________________________________________
c.
Nunca chego tarde no trabalho, enquanto costumo acordar bem cedo e sair logo de
casa (causa)
_______________________________________________________________
d.
Hoje já não posso comer tanto quanto comia antes, porém meu peso está acima da
média (explicação)
_______________________________________________________________
e.
Nós não vamos fazer nada para ajudá-lo, quando você mesmo não quiser se ajudar
(condição)
_______________________________________________________________
f.
Apesar de estiver completamente curado, Pedro poderá voltar às suas atividades
normais (tempo)
_______________________________________________________________
g.
Ele se revelou um péssimo funcionário, mas foi despedido sem ter completado um
ano de serviço (conclusão)
_______________________________________________________________
4. Relacione as três ideias do grupo de
sentenças a seguir em um só parágrafo, articulando-as de acordo com o que for
pedido entre parênteses (faça as alterações necessárias à coesão e à coerência
do parágrafo):
1.
a)
Muitas
empresas multinacionais estão decepcionadas com alguns aspectos da nova
Constituição (oposição).
b)
Muitas
empresas multinacionais continuarão a investir no Brasil (principal)
c)
Muitas
empresas multinacionais acreditam no futuro do Brasil (causa)
2.
a)
Nem
todas as confecções do Rio de Janeiro são importantes (principal)
b)
O
Rio de Janeiro é o paraíso das confecções (oposição)
c)
Algumas
confecções do Rio de Janeiro são clandestinas (explicação)
3.
a)
O
fogo é, paradoxalmente, um importante regenerador de matas naturais (principal)
b)
O
fogo destrói a matéria orgânica necessária á formação do humo do solo
(oposição)
c)
O
fogo destrói o excesso de material combustível acumulado no chão (causa)
4.
a)
As
mulheres assumiram um importante papel na sociedade ultimamente (principal)
b)
As
mulheres são responsáveis por grande parte da produção de um país (conclusão)
c)
O
machismo ainda continua vigorando na sociedade como um todo (oposição)
III. Exercício que conjuga compreensão
de texto, reflexão cognitiva e uso de gramática padrão:
5.
Com base no texto abaixo, qual das alternativas que seguem lhe confere maior
coesão, dando-lhe uma noção de relação adversativa (de oposição), a partir da
utilização de conectivos adequados:
“Deputados
decidiram adiar para a semana que vem a votação, em plenário, da Lei Geral da
Copa. O texto foi aprovado ontem em comissão especial com a liberação
de bebidas alcoólicas nos estádios na Copa e na Copa das Confederações. O temor
do governo de que esse ponto caísse em plenário foi um dos motivos do
adiamento. (...) O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente
na semana que vem. Diversos deputados, como os que fazem parte da bancada
evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos
jogos da Copa. (...) Outra parte polêmica do texto aprovado ontem diz respeito
a meia-entrada. Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na
categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$
25, com venda em sorteios. Os idosos terão desconto em todas as categorias. O
acordo é para votar apenas a urgência da Lei Geral da Copa nesta quarta-feira.
Como há medidas provisórias trancando a pauta, a proposta sobre o Mundial
precisa tramitar em regime de urgência para poder ser votado no plenário”. (Folha
de São Paulo, 07/03/2012)
a.
“O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que
vem, contudo diversos deputados, como os que fazem parte da bancada
evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos
jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na
categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$
25, com venda em sorteios, porém os idosos terão desconto em todas as
categorias.
b.
“O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que
vem, não obstante diversos deputados, como os que fazem parte da bancada
evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos
jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na
categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$
25, com venda em sorteios, logo os idosos terão desconto em todas as
categorias.
c.
“O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que
vem, dos quais diversos deputados, como os que fazem parte da bancada
evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos
jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na
categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$
25, com venda em sorteios, contudo os idosos terão desconto em todas as
categorias.
d.
“O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que
vem, já que diversos deputados, como os que fazem parte da bancada
evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos
jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na
categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$
25, com venda em sorteios, mas os idosos terão desconto em todas as
categorias.
e.
“O acordo é que a questão das bebidas seja votada separadamente na semana que
vem, cujos diversos deputados, como os que fazem parte da bancada
evangélica, por exemplo, já se articulam para proibir a venda de bebidas nos
jogos da Copa”; e “Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada na
categoria 4 de ingressos, com assentos menos valorizados, e o preço será de US$
25, com venda em sorteios, entretanto os idosos terão desconto em todas
as categorias.
SUGESTÕES
DE LEITURA
A
relação de livros abaixo apresenta alguns dos muitos títulos disponíveis no
mercado, mas todos eles trazendo - em maior ou menor grau - uma proposta
alternativa de ensino da língua portuguesa, isto é, um ensino pautado nas
situações de interação comunicativa oral e/ou escrita, em detrimento de um
ensino que se assenta numa prática excessivamente mecânica de apreensão de
regras e normas gramaticais. O mérito principal dessas obra, portanto, é
conseguir, cada um a seu modo, equacionar o compromisso com o uso de um
registro culto e padrão da língua com a necessidade de comunicação clara e
objetiva, resultando na construção de um discurso inteligível.
Optamos
pela variedade de títulos e propostas, a fim de contemplar objetivos e públicos
diversos, motivo pelo qual sentimos também a necessidade de comentar
sucintamente cada um dos títulos.
1. GARCIA, Othom Maria. Comunicação em prosa moderna. Aprenda a
escrever, aprendendo a pensar. Rio de Janeiro, FGV, 1983.
Trata-se
de um "clássico" do trabalho com texto, dedicando uma extensa parte
do livro com considerações teórico-didáticas e alguns exercícios, sobretudo de
reescritura. O livro, com algumas dezenas de edições (a primeira é de 1967),
trata não apenas da estrutura sintática da frase em língua portuguesa, mas
também de questões relativas ao vocabulário, à organização dos parágrafos no
texto, à redação técnica etc.
2. FIORIN, José Luiz & SAVIOLI,
Francisco Platão. Para entender o texto:
leitura e redação. São Paulo, Ática, 2007.
Outro
livro que pode ser considerado um "clássico" no assunto, não apenas
pela quantidade de edições, mas principalmente por já ter sido utilizado por
alguns gerações de estudantes do ensino médio e, até mesmo, universitário. Com
uma grande variedade de temas, praticamente todos eles pertinentes à construção
do texto escrito, o livro se divide em capítulos cursos, objetivos, ao final
dos quais há propostas de exercícios e/ou redações.
3. FIORIN, José Luiz & SAVIOLI,
Francisco Platão. Lições de texto:
leitura e redação. São Paulo, Ática, 2006.
Menos
conhecido e utilizado que o anterior, mas seguindo caminho semelhante (divisão
em capítulos temáticos, exercícios e/ou redação no final etc.), trata-se de um
livro um pouco mais "enxuto" (contém praticamente a metade de lições que o anterior), mas, em
compensação, um pouco mais "profundo". Pode ser utilizado, portanto,
como uma extensão/aprofundamento do livro anterior.
4. MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua portuguesa. Atividades de leitura e
produção de texto. São Paulo, Saraiva, 2012.
Como
o título já diz, trabalha tanto com a leitura/interpretação de textos, quanto
com sua produção. Contém muitos exercícios, alguns um tanto mecânicos para o
gênero de livro a que se propõe, mas o esforço compensa pela variedade de
atividades escritas. Embora parta do trabalho geral de coesão e coerência textuais, o foco do livro é o texto
dissertativo.
5. ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo, Ática.
2004.
Outro
livro com muitas edições. Trabalha bem com a estrutura/construção do texto
escrito, buscando abordar tanto o texto narrativo quanto o argumentativo. Há
exercícios em cada tema tratado pelo autor, embora o longo apêndice de
exercícios no final do livro (apêndice) seja basicamente de exercícios de
gramática normativa.
6. DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. Leitura, Produção,
Exercícios. São Paulo, Contexto, 2005.
Livro
mais profundo, com temas relativos à leitura/produção de textos abordados a
partir de uma perspectiva mais "técnica", resultando num livro
especialmente apropriado ao público universitário. Com um uso abundante de
termos retirados da Linguística Textual, dos Estudos da Enunciação, da Análise
do Discurso, da Semiótica etc., a obra tem como uma de sua vantagens o
equilíbrio entre texto e imagem, atingindo um efeito didático positivo.
7. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita. Atividades de
Retextualização. São Paulo, Cortez, 2001.
Não
se trata de um texto "didático" no sentido mais estrito da palavra,
como, de certo modo, os livros anteriores podem ser classificados. Trata-se,
antes, de um livro teórico, que aprofunda em considerações sobre a relação
entre linguagem oral e escrita. Porém, vale a pensa ser conhecido pela
proposta, até certo ponto inovadora, de retextualização, atividade bastante
apropriada para o desenvolvimento da comunicação escrita. Embora não contenha
exercícios no sentido tradicional do termo, a profusão de exemplos (fartamente
comentados) de retextualização que apresenta serve como referência para quem
quer trabalhar com o tema na prática.
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